quarta-feira, janeiro 03, 2007

Para André

Você pensou que tinha se livrado do meu cartão de fim de ano. Tudo bem, se livrou. Mas não vai escapar das minhas palavras por ocasião do seu 21. aniversário. Ainda mais agora que não estou blogando, você vai ter que agüentar toda minha verve acumulada de pseudo-escritor.

Como todo pai, que deveria se prezar, estaria a lhe tascar conselhos, nessa sua entrada na maturidade. Mas você sabe o quão errático é esse seu progenitor, então vou apenas falar sobre algumas coisas que, gostaria, você pensasse.

Primeiro: seja independente. Não apenas financeiramente, o que já é importante. Mas, principalmente, intelectualmente. Tenha idéias próprias. Mas idéias próprias não brotam do limbo. Para elas aparecerem precisamos estar atentos, interessados e informados sobre as idéias dos outros. Mas nunca aceite passivamente, sem questionar, tudo que lhe dizem. Se dê o direito de discordar, pleitear, agir contra e, errar. Nada melhor do que aprender com os próprios erros. Muito melhor que com o acerto dos outros.

Segundo: siga seu coração. A razão é ótima companheira, mas para o dia a dia. Existem momentos em que ela não é suficiente. Nos deixa em becos sem saída. Aí, apele para seus instintos (inconsciente?), dos mais baixos aos mais elevados, eles é que estão reclamando passagem. Ouça-os e, como diz a filosofia Pagodiniana, deixe a vida lhe levar.

Terceiro: Pense grande. A ética, a honestidade, o caráter, etc, etc, não são apenas para a família próxima. Valem para o mundo das pessoas todas, dos animais, da natureza em geral . Muitos corruptos, tiranos e ladrões, podem ser ótimos esposos/esposas e boníssimos pais/mães de família. Mas e daí? Tornam o mundo melhor? Você gostou do filme ‘Efeito Borboleta’, não foi? Eu não consegui assistir. Não me prendeu. Mas se entendi a mensagem que você disse que ele tinha, significa que o bater de asas de uma borboleta no hemisfério sul pode ter conseqüências diversas no hemisfério norte e vice-versa. Acho que é isso, não? Bom, metafísicas, que não é o meu forte, à parte, a idéia em si é boa. Pense que todas as suas ações são importantes, podem causar mudanças, boas ou más. Então, agir é sempre melhor que se omitir, falar é melhor que calar.

Era para ter apenas três, ahm, conselhos, embora tentasse disfarçar lá em cima. Mas acho que se você seguir tudo isso que eu disse até aqui, que nada mais é que o exercício do livre arbítrio, vai precisar de um último: não reclame, nunca, da vida. Tudo foi fruto das suas escolhas.

Feliz Aniversário, envelheço na cidade (IRA).

Beijão!

7 Comments:

At janeiro 05, 2007 7:01 AM, Blogger valter ferraz disse...

Carái!posso me intrometer nessa conversa de pai e filho?
André, parabéns pelo pai que tem, sei que por enquanto vc ainda tem algo a discordar dele e de sua performance, mas a minha experiência pessoal me diz que lá na frente vcs irão concordar em quase tudo. Vai na fé. Se conseguir seguir cinquenta por cento do que êle te "recomendou" aí no post te garanto que vc será uma ótima pessoa e a trajetória será menos penosa.
Ei, pai te admiro muito. Parabéns aos dois. Fui!

 
At janeiro 11, 2007 3:05 PM, Blogger Luz disse...

não parece...
mas eu sou mãe de cinco rapazes.
Sempre os ensinei a "usar bem" a LIBERDADE que lhes concedi, se é que posso falar assim.

Claro, falamos sobre todos os assuntos (ainda hoje conversamos), sem falsa modesta, sem mentiras nem estratagemas: sexo, religião, drogas, amor, estudos, natureza, respeito, ambição, trabalho… enfim, penso que fiz meu papel de mãe.

Wilson, apreciei muito seu texto dirigido ao seu Filho, parabéns para o André por ter um PAI maravilhoso!

Abraço

 
At fevereiro 21, 2007 10:53 AM, Anonymous Anônimo disse...

1) Seja independente financeiramente, pois só assim conseguirás independência intelectual.

2) Siga seu coração, desde que isso não lhe tire a independência financeira.

3) Pense grande, quanto mais dinheiro conseguir, por todos os meios, melhor sua família vai viver e mais você poderá ser filantrópico.

 
At junho 20, 2007 8:50 PM, Blogger Giu disse...

Tão bom esse texto (chamei até a minha filha para ler...) quanto os demais aqui encontrados. Uma pena que deixou de blogar... se um dia voltar, por favor, avise-me.
Abraços da Giulia

 
At julho 23, 2007 3:36 PM, Anonymous Anônimo disse...

Cara .. num queria ser o andré... rs

 
At julho 24, 2007 9:27 PM, Blogger Letterino Santoro disse...

Caro Amigo,

Somente um pai de verdade pode sentir e expressar isso. E somente um homem justo pode ser uma pai de verdade.

Parece que todos esse anos que estamos distante não alterou em nada minha admiração por você.

Gostaria de um dia ter o prazer de conhecer esse filho, que tenho certeza lhe da orgulho.

Grande abraço e até breve.

Letterino Santoro

 
At dezembro 05, 2007 11:53 AM, Blogger Magui disse...

Bleh.
http://somagui.zip.net

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker