quinta-feira, abril 20, 2006

Esclarecimento

Bem, vamos tratar de desfazer mal entendidos, antes que seja tarde. O post anterior não é meu. Transcrevi um artigo públicado na Folha de São Paulo (Caderno folha ilustrada) de outubro de 1981, de um tal de Paulo José de Moraes, e não tive tempo de colocar esse complemento, porque, no dia, o blogger saiu do ar , e ontém eu é que estava fora do ar. Fiz uma pesquisa no G oogle e não achei nada sobre o autor do texto. Ou seja, bem que poderia tomar posse, já que admiro quase tudo que está ali escrito, inclusive a forma, digamos, mais arrebatadora. Esse pequeno pedaço de papel, já bem amarelado, me acompanha até hoje, sobrevivendo a várias mudanças, onde várias outras coisas foram perdidas, juntamente com algumas cartas, da época em que se escreviam cartas para os amigos.
Gostaria apenas de contextualizar aquele momento. O país vivia os extertores da ditadura militar. Começavam as discussões pelas eleições diretas. A economia caminhava para a recessão com inflação altíssima. Havia muita impaciência no ar, principalmente entre os mais jovens. Pessoalmente, estava completando os últimos créditos da Faculdade de Geologia, e já sabia que a crise do emprego seria ‘braba’ no ano seguinte, com o fechamento da Paulipetro, empresa paulista estatal, criada pelo então Governador Paulo Maluf, para explorar petróleo no Estado de São Paulo e adjacências (área da Bacia do Paraná). Se bem me lembro, achou gás que, se extraido, sairia a preço de ouro.
Dentro desse contexto, assim que li o artigo, recortei e guardei, com o compromisso de procurar seguir o mais fielmente possível suas propostas pela vida afora. Enquanto transcrevia pensava, porque estou relendo isso, quase vinte e cinco anos depois? Sei lá. Pra mim talvez seja ‘uma roupa velha que não me serve mais’, mas espero que para meus filhos esse texto sirva de alerta pra vida deles. Tinha mais coisas que queria falar mas, agora licença, que fui convocado pra uma reunião. Blogar no serviço não é mole.

2 Comments:

At abril 21, 2006 8:35 AM, Blogger valter ferraz disse...

o importante são as idéias, não importa de onde vieram.

 
At abril 26, 2006 2:39 PM, Blogger valter ferraz disse...

Tem gente que se paixonou pelo texto errado, esclarece lá, hehehe

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker