domingo, abril 02, 2006

Tesão pela vida

Hoje eu tô muito pra baixo. Diz o bom senso que nessas horas precisamos de algo super-hiper-plus edificante pra reajir. Então pra deleite de todos coloco este texto, extraido do livro 'Sem Tesão não há solução" do Roberto Freire.

"Falando do Davi (a escultura de Michelangelo exposta no Museu da Academia, em Florença), lembro-me de uma vez que os dois filhos de um turista cego o ergueram nos ombros para que ele tocasse a estátua. Esticado, ele apalpava a barriga da perna de Davi e retirava as mãos rapidamente de sobre o mármore, voltando, em seguida, a tocá-la sempre desse modo ansioso. E ficava dando risada. Centenas de pessoas, de todas as nacionalidades, que estavam ali a contemplar a estátua, acompanhavam atentas aqueles movimentos e puseram-se a rir também. Então ele se agarrou a perna de Davi, e passou a chorar. Por fim despencou sobre os ombros dos filhos que o a braçaram muito comovidos.
Segundo me disse depois um dos filhos, o pai nunca vira nada na vida, mas explodia assim quando tocava algo que fosse realmente belo. A beleza que ele percebia não estav, pois, apenas na estátua visível do Davi, mas também no que resultava do jeito como foi criada e para quem Michelangelo a criou. Isso deve ter produzido no homem cego a ludicidade vivida naquele instante, embora ele não possa saber jamais como é a beleza aparente daquela obra. Entretanto o tesão do rapaz florentino que serviu de modelo e o tesão de Michelangelo por ele, o tesão do artista pela beleza do corpo humano, tudo isso eu tenho certeza de que o cego sentiu tocando a escultura, tanto quanto todos nós que podíamos vê-la."

3 Comments:

At abril 02, 2006 7:41 AM, Blogger valter ferraz disse...

então, prá baixo ainda? Te avexe rapaz! Tensa olhos, mãos, nariz e boca. Prá Baixo? prá baixo vão os excrementos, prá baixo vão a tristeza, o ódio e a depressão.
Prá cima: alegria, o belo e o Tesão.
Avante, pois. Tome tento na vida, moço!
Um abraço

 
At abril 02, 2006 7:41 AM, Blogger valter ferraz disse...

corrige aí, ô meu: tens...

 
At abril 03, 2006 9:12 PM, Anonymous Anônimo disse...

palavras, palavras, belas palavras.
brigadú.

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker