segunda-feira, maio 08, 2006

TETA

Inaugurando uma nova faceta desse blog, a de guia cultural, gostaria de recomendar um jazz bar chamado TETA. Fica na Cardeal Arcoverde, após a Henrique Schumann. A primeira vez que ouvi falar foi na sua inauguração, a mais de tres anos atrás. Foi quando fiquei sabendo que lá estava dando uma canja o lendário Lanny Gordin, guitarista que surgiu na época da Tropicália, na esteira do sucesso do LP Gal Fatal (ao vivo). Foi considerado o Hendrix nacional, com sua guitarra extremamente criativa e demente, a serviço da antropofagia tropicalista, que misturava rock, Lupicínio Rodrigues (sem guitarra, claro) e Roberto Carlos (Sua estupidez). O tempo passou e eu não fui, até este último sábado.
Pensando em Jazz Bar imaginei um lugar caro como o Bourbon Street, TomTom, e outros que esquecem que o jazz nasceu, como dizia Caetano ‘com os negros que sofrem horrores nos guetos do Harlem’. Aqui em Sampa sempre foi sinônimo de lugares elitistas, logo caros, o que fez que, por precaução, eu saciasse previamente minha fome no Burdog, em frente às Clinicas (um X-burger com molho a-la Chico Mineiro, com o queijo pouco derretido, pra não causar aquelas cenas dantescas de morde-puxa-estica-corta-com-a-mão).
Lá chegando, a recepção simpática de um barbudinho, que nos convidou primeiro a entrar e ver se as condições da casa iriam nos satisfazer, posto que estava lotada, com uma fila de espera por mesa de quase uma hora. O lugar é simples e pequeno. Duas salas ligadas por um corredor onde funcionam o bar, que se liga com a cozinha, que prepara pratos, que pelo que eu vi passar debaixo dos meus olhos e nariz, são super apetitosos.
Esperava encontrar um público trintão pra mais, mas, agradável surpresa, os mais velhos lá éramos nós. Nos acomodamos em banquinhos, pedimos umas bebidas, que após conferir no cardápio vimos que tinham preços super razoáveis (blagh! que mania de superlativos), simplesmente razoáveis e ponto.
Começa o show, com um trio (guitarra, contra-baixo e bateria) tocando um jazz que, uma vez um amigo, já perdido nas idas e vindas da vida, classificaria de ‘masturbatório’, só que, aqui, cada um goza individualmente. Primeiro o tema, depois as improvisações de cada um dos músicos e, finalizando, volta o tema inicial. Numa audição caseira acho isso meio sacal, mas lá, ao vivo, observando a técnica de cada um deles e o prazer com que tocavam, ficava tentando imaginar a simbiose, ou a empatia, sei lá, que aqueles caras desenvolvem pra tocar aquilo de improviso e tudo soar como música, simples (pra quem sabe) e com emoção . É incrível a musicalidade dos brasileiros, isso não tem como negar. Era música de altíssima qualidade, tocada por pessoas totalmente desconhecidas e que, provavelmente, passarão toda a vida assim. Mas quem se importa!
No segundo set, acrescentou-se um quarto componente (teria chegado atrasado?) que se encarregou de incluir os sopros (saxofone tenor e soprano e clarinete). Mais uma sessão de deleite, agora, confortavelmente instalados numa mesa ao lado dos músicos, podendo usufruir da magia da música tocada ao vivo.
Não quero ser pedante. Admiro vários tipos de música. Mas acredito que quando a técnica se coloca a serviço da emoção, que é a proposta do jazz, temos um outro patamar de fruição da beleza musical. E olha que curto um rockão (básico até progressivo), além de blues e seus derivados, clássicos, samba, chorinho, bossa nova (esses últimos acho que são o nosso jazz), e outros.
Pra finalizar, fiquei na dúvida quanto a pronúncia do nome do bar. Sempre achei que fosse TÊTA (a glândula mamária dos mamíferos, mas que se escreve sem acento). Verificamos que existe também TETA, como sendo a oitava letra do alfabeto grego. Lembram da escola: alfa, beta, gama, teta (pronunciasse téta). Bom, eu prefiro ficar com a primeira (TÊTA), aquilo que, pelo menos no gênero feminino da minha espécie, é belo, da vontade de acariciar, beijar, lamber, chupar, etc. Alguém prefere a outra origem?

P.S.:-1- Ainda tive a oportunidade de comprar três CD´s (Oh, Não! Tenho que
confessar: piratas) de um carinha que despertou meu lado Salim. Adquiri um Chet
Baker, um Bill Evans e um Guinga, por apenas 20 pilas. Por favor, me perdoem!
Tudo por uma boa causa: a minha!
2- Única falha: eles não aceitam cartão VISA. A solução: ir com alguém que tenha
MASTERCARD. Sorry, baby!

4 Comments:

At maio 10, 2006 11:40 PM, Anonymous Anônimo disse...

Oi
Que pena...moro longe de s.p, e nem faço idéia de onde possa ficar Teta, pena. Bom mas isso não é relevante, e sim o teu lanche...rs. Olha, ri muito, consegui imaginar a cena todinha, queijo esticado, corta com a mão...rs
Adorei.
Adoro o jazz.
Adoro blues...samba, chorinho (amo) rock (levinho) adoro música romântica( claro, pura feminilidade) ... adoro violão.
Adoro dançar...música.
Quando falta a qualidade...a gente tem que...desligar. rs.
O ouvido...rs
Não sou expert em nada...
Mas ...
Enfim...adorei vc. voltar, lá no blog...
Obrigada.
Beijo grande, no coração

 
At maio 13, 2006 3:55 PM, Anonymous Anônimo disse...

Claudia, Itapeteninga é vizinha de Sorocaba, então não é tão longe assim de Sampa. Bom, sou suspeito pra falar de distâncias já´ que diariamente percorro 70 km até o trabalho. Quanto a foto do seu último post, lembra o filme Beleza Americana. Lindo e instigante filme.

Beijos!

 
At maio 22, 2006 3:45 PM, Blogger TheGun disse...

Realmente o TETA é um ótimo bar. Será que a gente nunca se cruzou por lá?

Bacana seu blog. Fiz um link no meu.

Abraços

 
At maio 23, 2006 8:28 PM, Anonymous Anônimo disse...

Olá,estou sempre acompanhando o Teta na internet e seu artigo foi uma ótima leitura hoje,muito obrigado pelos elogios e mais uma vez me desculpe por não aceitarmos Visa,eles estão cobrando um disparate em comparação com os outros e estamos boicotando para conseguirmos preços melhores,eles querem ser meus sócios,pô!hehehe
Olha,é "Têta" mesmo referente a seio,o seio materno,bonito e aconchegante,hehe e ,claro,difícil esquecer o nome ,não?Venha sempre,um abraço do Zaca(o barbudinho simpático,hahaha)

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker