terça-feira, julho 18, 2006

Apenas uma idéia

Alo! Tem alguem ai, ainda! Estou aqui numa lan house de Jarinu, num teclado em que os acentos n'ao (viram) funciona. Mas vamo que vamo!
Se estou aqui e porque meu micro esta com problemas, certo, e elementar.
Nessa volta, queria falar mais um pouco de politica (argh!). Principalmente em funcao do comentario da Criss a esse post, que so vim a saber hoje. Pra variar ela discordou, mas tudo bem; parafraseando a propria: aqui só não vale mulher com mulher (viram, troquei de teclado).
Tem uma coisa que ela disse que também concordo. Tá na hora de acabar com o voto obrigatório. Isso caiu como uma luva pra uma idéia que tive algum tempo atrás. Angustiado com o inicio da propaganda eleitoral... obrigatória, pensei em algo que pudesse incrementar esses momentos de inutilidade. Porque não vincular, principalmente às eleições proprocionais, alguns temas que os candidatos teriam que, ai sim, que delícia, obrigatóriamente, se posicionar. Por exemplo: contra ou a favor do fim do voto obrigatório. Depois de darem seu posicionamento poderiam falar a bobagens que quisessem.
Seria um jeito fácil de podermos cobrar posteriormente. Lógico que as votações das questões que foram levadas para a campanha, teriam que ser abertas, outro tema que poderia ser colocado nessa agenda básica, para posicionamento, conforme também pediu a Cris.
Enfim, haveriam diversas questões que teriam que ser pensadas, por exemplo, quem definiria os temas a serem, obrigatóriamente, debatidos. Mas a idéia básica não me parece fora de propósito. Aceitam-se adesões. Ou críticas.

7 Comments:

At julho 21, 2006 1:07 PM, Anonymous Anônimo disse...

Wilson, acho que é importantíssimo exercitar e divulgar idéias novas para tirar o Brasil do atoleiro malcheiroso em que se encontra. Particularmente, já cheguei a pensar que o voto facultativo poderia ser uma solução. Dois lados: um, mais evidente, é que, como cidadão, eu posso não querer votar. O outro é o seguinte: com voto facultativo, fica mais barato comprar voto. Mas a questão não é essa. Eu acho que enquanto não houver fidelidade partidária (a cadeira no parlamento, afinal, pertence ao partido), voto distrital (que aproxima o eleitor das idéias e da prática do candidato e vice-versa) e fim da imunidade parlamentar para casos não diretamente ligados à prática política,, todo o resto será paliativo ou cosmético. Acho que o começo é esse. Abraço,

 
At julho 22, 2006 12:14 AM, Blogger CrissMyAss disse...

Nossa, Wilson, sinto-me honrada, sinceramente, por ter sido levada a sério (coisa que eu mesma não costumo fazer).
Um amigo vive me dizendo que o voto facultativo ia fazer com que alguém como eu (eeeu??) decidisse ir à praia em vez de votar, (mentira, eu continuaria votando nulo), enquanto o pessoal do cabresto iria votar em peso em troca de dentaduras ou de bênçãos evangélicas.
Mas isso iria durar até quando? Um dia chegaríamos ao fundo-do-poço, e "pessoas como eu" iriam levantar suas bundas da areia de Ipanema e fazer alguma coisa. No mínimo, subir os morros ou adentrar os templos e tentar convencer os cabrestos a votarem nulo, ahahahahaha!
De qualquer modo, o voto parlamentar secreto é mil vezes mais pernicioso. Contra isso não há o que fazer, a não ser assistir a gorda de amarelo rebolar na TV; já contra o voto obrigatório ainda existe o recurso do voto nulo.

 
At julho 26, 2006 8:30 PM, Anonymous Anônimo disse...

Oi, Wilson,
Voto secreto, votação obrigatória, facultativa, até o voto nulo, oscanbau que seja, os canalhas sempre estão encontrando uma maneira de ludibriar e se aproveitar dos generosos cofres da nação, ou seja, do nosso.
Compromissos assumidos, sob risco de prisão, lei pra valer, obrigatoriedade de cumprir o prometido, ai, talvez, a coisa funcionasse.
As vezes chego a pensar que essa tal de democracia não tá com nada. Depois, acalmo, penso melhor e chego a triste conclusão que ainda e melhor do que diabo de nada.
Mas...acho que não dá!
Mas o Brasil, disse o homi, "ta ajeitadinho".
Canalhão mor!
Abração
fernando cals

 
At agosto 01, 2006 11:41 PM, Blogger valter ferraz disse...

Vou entrar de mansinho na discussão, embora tardio:
Estou com o Fernando, de nada adiantaria estas opções propostas, Wilson, se não houver mais educação para este triste povo. E quantas vezes não me peguei pensando como o Fernando, que bosta de democracia, que nada! depois reflito: melhor isso que o nada, com o nada os abestados feito esse aí que pregou a bunda lá na cadeira deita e rola. Agora uma perguntinha: essa que comentou anterior é a CryssmyAss? uau! ela pensa!

 
At agosto 02, 2006 1:02 PM, Anonymous Anônimo disse...

Criss, me desculpe pelo Walter. Cada blog tem o Strix que merece.

 
At agosto 04, 2006 12:12 PM, Blogger CrissMyAss disse...

Caraca, agora que eu vi isso.
Tou aqui me perguntando: o que será que ele quis dizer com isso?

 
At agosto 17, 2006 12:46 AM, Anonymous Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker