quarta-feira, junho 07, 2006

Só Deus Salva!

Irmãos, permitam-me dar um testemunho. Estava eu, no meu chatô em Jarinú, saboreando um delicioso contra a cavalo, com a TV ligada no ‘Jornal da Gazeta’ quando, ao término deste, vejo que se inicia um programa de produção independente chamado "Saindo do Vermelho", com a devida ressalva da emissora que o conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade da produtora, que com certeza deve estar pagando o aluguel do horário em dia.
Como, além do controle remoto estar longe, eu, na minha humilde condição de dois mil reais devedor no cheque especial, achei por bem assistir o programa.
Que se iniciou com uma reportagem denúncia sobre o comércio paralelo de alvarás de licença para taxistas, já que a prefeitura de São Paulo, por estimar que a quantidade de táxis da cidade já é suficiente, há doze anos não emite alvarás novos. A reportagem contava até com câmeras ocultas para flagrar os detalhes da operação. Termina com a denúncia de um tal de Santana que lesou ‘trocentas’ pessoas com alvarás falsos.
Foi aí que houve um corte para o estúdio onde um ‘pastor’ pega a reportagem como gancho para o depoimento... de uma taxista lesada? Não! Nada a ver com a reportagem. Era uma mulher que era funcionária de um banco multinacional, ganhando bem, casada com um cara que tinha um ‘negócio’ de fabricação de bolsas mas que tava mal das pernas. Aí para ajudar o marido ela resolve pedir para ser mandada embora para, com a indenização, salvar o marido. Pergunta o ‘pastor’: Mas a senhora já tinha Deus no coração naquela época? Não pastor, não tinha. E então o que aconteceu? Ah! Se eu contar ninguém vai acreditar. O dinheiro que recebi da indenização sumiu entre meus dedos. Não paguei as dividas do meu marido, não fiz nada com ele. Pensei, incauto, que o ‘pastor’ iria perguntar: ‘Mas, minha filha, o que você fez com o dinheiro?’ No entanto, o que se seguiu foi ela continuar falando, livre, leve, solta: ‘nada dava certo, fomos decaindo cada vez mais, as dividas só aumentavam, até que um dia, já passando fome, descobrimos a sua igreja e a ‘Vigília da fartura dos 318 pastores’, toda segunda-feira no Templo Maior em Santo Amaro. Aí tudo mudou e, hoje temos nossa casa, nossos filhos estudam em escola particular, como era nosso sonho, e somos muito felizes’. Agora o pastor intervém: ‘Tudo isso graças a quê, minha senhora?’ ‘Por ter encontrado Deus, ‘pastor’! Hoje trabalho com meu marido no ‘negócio de bolsas’ e, nosso maior concorrente é a China, mas nossos clientes dizem que dão preferência pra nós, porque temos Deus no coração.’ Parênteses meu: não deixem essa história chegar até Pequim. Já pensou se o chineses descobrem que o que atrapalha a concorrência deles é a Igreja Universal, e se convertem? Aí é que ninguém segura os discípulos do velho Mao.
Mas como um depoimento só não basta, em seguida veio um empresário, entrevistado por uma loura gostosa (OH! Perdão God! A loura era totalmente irrelevante na matéria, apenas eu, com minha mente pagã, é que prestei atenção nesse detalhe), com o mesmo tipo de depoimento. Depois de quinze anos com a empresa indo bem, de repente, não mais que de repente, estava a beira da falência, sendo salvo, adivinhem por quem?
Bom a essa altura estava pensando que o ‘filé’ da salvação devia ser dado nessa tal ‘vigília’, onde deveriam comparecer os mais renomados economistas, tipo Gustavo Franco João Sayad, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares, Tiago Ferraz, etc, todos devidamente psicografados por Celso Furtado, (ops! acho que psicografia não tem na Universal, e essa miscelânea de economistas não ia mesmo dar muito certo, mas deve ter algo parecido), onde seriam fornecidos os detalhes dos procedimentos para todos ‘sairem do vermelho’. Reza o bom marketing que ninguém deve entregar o ouro logo de cara, não antes de ‘passar a sacolinha’.
Para o programa não ficar muito monótono, o ‘pastor’ anunciou um trecho do filme ‘José no Egito’. Era a parte em que José pedia ao faraó para contar-lhe seus sonhos, que Deus o interpretaria através dele. O Faraó então contou que nos seus sonhos ele via sete vacas gordas a beira do Nilo. Mas em seguida apareciam sete vacas magras saindo das águas do rio, e que essas vacas magras comiam as vacas gordas mas, inexplicavelmente, continuavam magras. Interpretação de Deus, ghostwriter José: O Egito terá sete anos de vacas gordas, seguidos de sete anos de vacas magras. Conclusão do Faraó, circunspecto: O homem não é nada! A deixa para o ‘pastor’ emendar, triunfante: ‘Realmente, o homem sem Deus... não é nada!’.
Segue-se mais um depoimento de outro empresário, na mesma linha, enfatizando: ‘Meu problema era a falta de Deus. Tudo que consegui, depois, foi porque Deus abençoou’.
Fim do programa ‘Saindo do Vermelho’ e anuncio da próxima atração: ‘Sessão do Descarrego’.
Ia ficar para assistir, pois estava totalmente perplexoinside, mas algo de estranho deve ter acontecido com meu estomago. Com certeza o bife não era proveniente de um ‘cordeiro de deus’, e tive que ir correndo para o banheiro empreender outro tipo de descarrego.
Mas nada que impeça minha presença na próxima segunda no tal Templo Maior. Quem quiser me conhecer é fácil. Tenho quarenta e oito anos, olhos azuis, cabelo e barba grisalhas e, pra facilitar a identificação, estarei com um cajado de oliveira, túnica bege e sandálias de couro de bode, que de ovelha está difícil de achar.

5 Comments:

At junho 07, 2006 9:49 PM, Blogger valter ferraz disse...

Puta que o pariu, o que vc andaou bebendo enquanto degustava o tal filé?
Esse retiro em Jarinú nã está te fazendo bem. Primeiro vc fica uma pá de dias sem comparecer, Blog que é bom nada e quando volta ataca de Universal? Eca. Preciso urgente ir aí e te resgatar antes que numa sessão dessas vc seja descarregado. Com essa barba vc já fica parecendo Matusalém, vai que os caras te confundem com algum profeta e já viu, né?
Toma tento, rapaz!

 
At julho 21, 2006 7:43 PM, Anonymous Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

 
At agosto 12, 2006 4:52 AM, Anonymous Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

 
At agosto 17, 2006 10:07 AM, Anonymous Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

 
At novembro 21, 2009 7:39 AM, Anonymous Anônimo disse...

Aprendi muito

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker