quarta-feira, outubro 25, 2006

As Noites de Cabíria



Para que serve um blog? Muitas vezes me faço essa pergunta. Acho que serve “de tudo pra nada”, como diz uma música perdida no tempo. Mas quando a gente sente uma grande emoção com alguma coisa, acho que serve pra compartilhar.
Foi isso que senti quando assisti, ontem, “As Noites de Cabíria”, de Federico Fellini.
Sou fã antigo do mestre italiano. Assisti a quase todos seus filmes há muito tempo atrás. Estou me deliciando com uma releitura agora, de alguns que encontro nas locadoras. Esse filme em particular, ainda não havia assistido. Lembrei de uma música de Caetano Veloso em homenagem a protagonista, Guilieta Massina, que veio a ser a esposa do cineasta. O filme ainda é da fase em preto e branco, mas que lindo preto e branco. Por favor, esqueçam os filmes coloridos. Tudo pode ser dito em preto e branco.
O enredo é simples. As desventuras de uma prostituta nos arredores de Roma, longe da Via Venetto. Mas Fellini é um ótimo narrador de estórias. Seu visual onírico, ainda aparece de forma contida nesse filme, anterior a “La Dolce Vita”, onde essa sua marca registrada começou a tomar forma mais vigorosa, para ir num crescendo desde ‘Julieta dos Espíritos’, “Fellini, oito e meio”, “Satyricon”, “Amarcord”, “Ensaio de Orquestra”, “E la nave vá”, até o fim de sua vida.
Mas Giulieta é uma atriz excepcional em expressividade. O filme até que corre morno, para os padrões Fellinianos, o que significa, mesmo assim, uma atenção sempre presa e encantada. Parecia até que Fellini estava preocupado com o Oscar, para o qual esse filme foi indicado, indicando um final feliz padrão.
Mas as duas cenas finais valem a emoção que me motivou a escrever e recomendar.
A penúltima mostra uma das maiores violências, psicológicas bem entendido, que poderíamos imaginar, principalmente sob o ponto de vista feminino. A última, quando ficamos pensando no pior, nos brinda com uma das mais belas imagens que já vi, imortalizadas em película. Lógicamente, acompanhada da maravilhosa música de Nino Rota.
Não a coloquei aqui no post, para não estragar a surpresa de quem se dispuser a assistir (tem na Blockbuster). Chega de palavras. Se interessou, assista e diga se não tenho razão, ops, se não fui feliz, melhor dizendo.

P.S> pensamento do dia, inteiramente grátis: “Se tiver que apostar entre você e o mundo, aposte no mundo” (Franz Kafka).

7 Comments:

At outubro 26, 2006 8:31 AM, Anonymous Anônimo disse...

Fizeste uma bela resenha do filme, posso colocar no Livros e Afins?
Abraço

 
At outubro 26, 2006 9:40 PM, Anonymous Anônimo disse...

Valter, o espaço é seu, meu post é público e meu blog não tem proteção contra cópia. Fique a vontade.

 
At outubro 27, 2006 4:18 PM, Blogger valter ferraz disse...

Wilson, embora com atraso está lá publicado, viu?
PS: por um lapso deste incompetente aqui a frase do Kafka foi cortada, acho que não muda quase nada mas se voce fizer questão eu edito, tá?
Abraço

 
At novembro 01, 2006 6:51 PM, Anonymous Anônimo disse...

Somos dois fãs de Fellini, Wilson. E "As Noites de Cabíria" é uma obra-prima, sublime. Teu texto está à altura dela.

 
At novembro 02, 2006 4:01 PM, Blogger wilson falchi disse...

Marconi, a retrospectiva que queria fazer de Fellini corre risco de ficar pela metade. Não encontrei vários títulos. Infelizmente o mainstraim domina as locadoras, e nós ficamos a ver, não 'e la nave vá', mas apenas... návios.
Abração!

 
At novembro 02, 2006 4:02 PM, Blogger wilson falchi disse...

Marconi desculpe, antes que me corrijam: navios.

 
At agosto 22, 2007 4:19 PM, Blogger jorge augusto da maia disse...

È de fato um grande filme. Genial.
tô conhecendo cinema agora. assisti. glauber. Dois filmes.
depois Bergman Três. E Antonione vi dois.
E sinceramente, Felline Pareceu-me Genial. N entendi muito o Freudianismo de Bergman...n me convenceu tanto. Antonionne, vi O circo, e o Grito.
estou Ancioso por assistir Godard e outros mas quase certo que como Noites de Cabíria não encontrarei.
Sim tb adorei Glauber. Genial e genioso.

Abraços

 

Postar um comentário

<< Home

Free Web Counters
Website Counters
eXTReMe Tracker